A demanda por informações relacionadas às mudanças climáticas, úteis para a tomada de decisões, por uma série de participantes dos mercados financeiros, continuou crescendo na última década. No entanto, as evidências sugerem que a falta de informações consistentes impede que os investidores considerem as questões relacionadas ao clima em seus processos de avaliação, alocação e tomada de decisão sobre ativos.

A Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) foi criada em 2015 para prover um conjunto de recomendações para divulgações financeiras voluntárias de empresas sobre riscos relacionados às mudanças climáticas. Desde que sejam usadas por investidores, credores e subscritores, as divulgações sobre riscos relacionados às mudanças climáticas podem:

  • Melhorar os preços de mercado e reduzir o potencial ou grandes correções abruptas nos valores dos ativos que podem desestabilizar os mercados financeiros;
  • Revelar exposições  abrangentes  do sistema; e
  • Ajudar os participantes do mercado e outros stakehokders a avaliar até que ponto as empresas estão considerando e gerenciando riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas.
Inscreva-se neste curso para aprender sobre quais são as recomendações e como aplicá-las à sua organização.